Criar um Site Grátis Fantástico

Rating: 2.5/5 (298 votos)




Partilhe esta Página


Calendário Anual das Festividades
Calendário Anual das Festividades

As datas que determinam as festas aos Òrìsà seguem um calendário tradicional preestabelecido, mas não deixando de ser influenciado pelas datas festivas dos santos da Igreja.

Nas Casas mais tradicionais, há um calendário próprio que se inicia a partir das Águas de Òsàlà, em agosto, em Salvador, e em setembro, no Rio. São três domingos sucessivos, e a partir daí seguem as festas para Ògún, Òsóòsì, Olubaje, Àyaba, Ìpètè de Òsun e Sàngó. Àyaba significa a festa das rainhas, que engloba todos os Òrìsà femininos. Em outros casos, as festas são assim determinadas:

 

Òsóòsì — No dia de Corpus Christi e São Jorge, 23 de abril.

 

Sàngó — São Pedro, 29 de junho, e que se estende por 12 dias.

 

Òsun — Nossa Senhora da Conceição, 8 de dezembro.

 

Yánsàn — Santa Bárbara, 4 de dezembro.

 

Omolu — São Bento, 16 de abril, São Roque, 16 de agosto, São Lázaro, 17 de dezembro.

 

Ògún — Santo Antônio, 13 de junho, na Bahia.

 

Yemoja — Nossa Senhora, 2 de fevereiro e 15 de agosto.

 

A data de 2 de fevereiro é conhecida como o presente à Yemoja, e revive o mito Yorubá no qual ela oferece 16 Àkàsà para Òsàlá. O mito revela que Òsàlá vai fazer uma viagem visitando várias cidades. Em todas elas, são preparadas comidas especiais para ele. Èsù, entretanto, fingindo ser Òsàlá vai na frente e come tudo. Quando Òsàlá chega nas cidades não encontra comida para ele. Èsù havia comido tudo. Acontece que Yemoja, ciente de tudo, havia guardado para ele 16 àkàsà escondidos dentro de uma talha. Por isso ela é considerada a dona da talha. E assim cantam:

 

Ìyá’le mi — Mãe da minha casa

Károdò — que movimenta as águas do rio

Là bùre — fazendoo correr

Károdò — dando-nos bênçãos e sorte.